As redes sociais se tornaram um novo espaço de relacionamento, mudaram os hábitos de consumo e abriram novas possibilidades ao marketing digital

Hoje, mais de 90% dos usuários brasileiros de internet estão nas redes sociais. As grandes transformações advindas desse fenômeno afetaram comportamentos de um modo geral, alterando a organização da sociedade e, consequentemente os relacionamentos entre empresas e consumidores.

As facilidades oferecidas pelas mídias sociais são tentadoras, mas um investimento publicitário neste universo exige bom planejamento e foco. Existem três pilares sobre os quais as estratégias de marketing devem estar apoiadas: produto/serviço, conteúdo e relacionamento.

As ações com o produto ou serviço precisam alcançar metas específicas de vendas; o conteúdo deve apresentar características que estejam engajadas e é essencial que as frentes de relacionamento construam laços com os consumidores. Os ingredientes se configuram como sucesso dentro do cenário, mas, vale ressaltar que todas essas iniciativas precisam estar integradas e alimentadas pela prática do monitoramento com métricas. Afinal, é deste modo que iremos verificar se as estratégias estão dando certo.

Inserir e manter seu negócio nas mídias sociais pode parecer difícil no início, mas com atitudes assertivas você pode gradativamente atrair um retorno significativo. Veja abaixo algumas medidas que podem proporcionar destaque à sua empresa nas redes sociais:

1- Conecte-se com as pessoas/empresas de seu interesse em várias plataformas. Faça um bom uso das informações coletadas em outros canais, a fim de complementar o seu. Conheça as características de cada mídia social e faça adequações de sua marca em cada uma.

2- Inspire e estimule os seus seguidores. Use de criatividade em textos e imagens. Provoque a participação, fazendo com que os consumidores escrevam sobre a marca e os produtos.

3- Defina regularidade e horários do conteúdo postado, que são variáveis de acordo com cada mídia social.

4- Interaja com o público de forma permanente, pois as redes sociais também funcionam como canais de atendimento. A atitude de estar aberto à resolução de problemas mostra responsabilidade e comprometimento, e consequentemente atrai fidelidade e confiança na marca.

5- Conteúdos de qualidade podem ser compartilhados com grandes usuários. Pessoas de destaque possuem ampla rede de seguidores, e esse tipo de parceria poderá render uma visibilidade expressiva à sua marca,

6- Utilize as redes sociais para promover seu produto ou serviço através de ofertas e descontos exclusivos. Você pode tirar proveito de datas comemorativas ou eventos para oferecer vantagens aos seus seguidores.

7- Monitore constantemente. A base de qualquer estratégia mercadológica de marketing digital é o conhecimento do que está sendo falado sobre a marca (a própria e as concorrentes) nas redes sociais. Dessa forma, a empresa irá se inteirar dos assuntos do momento e sobre a opinião dos consumidores.

8 – Relacione-se. Poste conteúdo relevante para o seu público e intereja respondendo as solicitação o mais rápido possível, pois a inação perante a uma reclamação ou um pedido pode chegar a proporções inimagináveis.

Até mais.