Conheça um pouco do livro:

Checklist Minha Franquia”

Se você tivesse que escolher, voaria em um avião cuja manutenção foi realizada por um mecânico que revisa os itens principais “de cabeça” ou em um que contou um checklist formal e escrito? Embarcar no mundo das franquias, da mesma maneira, é uma viagem que demanda planejamento, revisão e ajustes, itens esses que devem, sim, ser colocados em um papel.

O livro “Checklist Minha Franquia” é como um diário de bordo do candidato a franqueado. Como o próprio nome já diz, ele é umalista de checagem necessária antes de fechar o contrato. Com 263 perguntas, divididas em 22 capítulos – um para cada item importante a ser analisado – ele demanda a atitude do leitor de pesquisar, responder e refletir sobre as questões, que podem ser decisivas na hora de fechar um contrato. A tarefa não é simples, mas é satisfatória. A análise pode evitar a dor de cabeça e o desperdício de dinheiro que um negócio que não trará resultados pode causar. Além disso, após a leitura, o interessado estará mais preparado para empreender, já que conhecerá todas as vertentes que deve analisar em uma franquia.

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Começamos com Cultura Empresarial, afinal, nada mais importante que uma empresa que tem, bem definida, sua missão, visão e valores – tripé que forma o alicerce de um empreendimento. Sim, o candidato deve buscar conhecê-la e saber se ela é conhecida e compreendida pelos membros da franqueadora e pelos franqueados e se traça o DNA de uma franquia e de uma microfranquia vencedora. Mas, o mais importante, se o interessado se identifica com essa cultura empresarial.

Também é abordada a qualidade de vida, que muitas vezes é um dos focos de quem opta por empreender. Muitos acreditam que sendo seus próprios chefes terão mais tempo livre para a família. Será? Perguntas como: A unidade é próxima a residência? O horário é flexível e condizente com os seus objetivos? O modelo de negócios permite que você trabalhe de casa ou exige que você esteja presente full time? – podem ajudar a refletir no seu objetivo em curto, médio e longo prazo.

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É necessário ainda que o candidato faça uma auto-análise do próprio perfil e confirme se ele se identifica com a atuação da franquia/microfranquia que pretende adquirir. É importante refletir se se está disposto a seguir as normas estabelecidas pela empresa e se a pessoa se enxerga batalhando por tal marca. Que tipo de empreendedor é: Independente? Em equipe?, também pode definir que tipo de franquia se encaixa em seu perfil. Gosta mais de prestar serviços ou de comércio? – também é importante analisar. E, principalmente, se o futuro empreendedor tem o mesmo perfil dos franqueados de sucesso da marca.

A marca também é alvo de uma sequência de perguntas. Deve-se analisar  desde se ela combina com o perfil empreendedor, se o candidato já foi cliente e gostou, a sua visibilidade e presença na região em que se pretende atuar, se possui fãs e, na parte prática, se tem os devidos registros. Alvo de um capítulo, a “operação própria” deve ser observada. A franqueadora já teve uma unidade própria antes de se tornar uma franquia ou ainda tem alguma? Conhecer sua experiência, sucesso e rentabilidade pode e definir sua decisão. Outras reflexões importantes são: Há franqueados de sucesso? A região é parecida com a sua? As inovações são testadas em unidades modelo? O franchising tem mais de três anos?

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O Plano de Negócios também é um material desconhecido por muitos candidatos a empreender, mas pode definir o sucesso ou fracasso de uma franquia ou de uma microfranquia. Ele deve ser entregue pela franqueadora ou realizado pelo interessado no início do estudo de mercado para a aquisição de uma unidade franqueada. O que ele é, como fazê-lo, quais itens analisar e um modelo de um plano eficiente são disponibilizados em um capítulo, que aborda ainda concorrência, área de marketing, vendas, financeiro, produção e tudo o que se precisa para formar uma visão 360° do negócio.

Os custos e a lucratividade não podem passar em branco. Analisar esses itens em detalhes pode definir a compra de uma franquia, afinal, deve-se estar ciente quanto se gastará com a operação – custos fixos, variáveis, dos produtos -, o quanto é possível lucrar, se o valor de venda é fixado pela franqueadora e se o preço é competitivo. Isso definirá se o empreendedor atingirá a sua meta de ganhos aos decidir se tornar um empreendedor.

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A conversa com outros franqueados da rede é incentivada em todo o livro. Aponta-se, inclusive questões que devem ser checadas com franqueados que despertem a confiança. Mas, em um capítulo exclusivo é abordado os principais pontos que o interessado deve “investigar” junto aos que tiveram e os que não tiveram sucesso, é claro, ponderando possíveis “mágoas” e exageros. Informações como, se a franqueadora é flexível, se entrega o que promete, se o suporte funciona, se os produtos e serviços são realmente bons, como é o segmento e concorrência e, principalmente, se dá para ganhar dinheiro com o empreendimento, podem ser coletadas com quem já atua no ramo.

O capital de giro também é um quesito que deve ser meticulosamente analisado. Não dá para contar com a sorte, o bom empreendedor sabe se planejar para os momentos de maior dificuldade, e isso inclui o início da operação de um novo negócio. No capítulo é abordado o que é e a necessidade deste capital, uma base do valor que deve compô-lo, salário, fluxo de caixa e convênio com bancos.

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A infra-estruturada franqueadora também deve ser pesquisada. A forma de atendimento e fornecimento, os planos de crescimento, as análises de performance e até mesmo a proporção de colaboradores e como a empresa os treina e oferece oportunidades de carreira, acredite, podem dar muitas informações valiosas aos interessado em adquirir uma unidade franqueada.

O segmento escolhido também merece uma avaliação especial. É preciso buscar informações sobre a projeção do crescimento atual e futuro deste ramo. Conhecer quem são seus concorrentes e o nível deles também é decisivo na hora de se preparar para fechar o negócio. Neste capítulo serão abordadas ainda as barreiras de entrada, os diferenciais competitivos, a sazonalidade e até mesmo se é um segmento “moda”.

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Empreender não significa abandonar o crescimento profissional em prol do crescimento do  negócio. Ambos devem caminhar juntos e é preciso descobrir se a carreira evoluirá junto com a franquia. Além disso, talvez apenas uma unidade não atinja a meta de lucratividade que se deseja, mas pode ser um ponto de partida. Descobrir se poderá ter outras unidade e se algum franqueado já tem mais que uma, se há unidades disponíveis próximo à sua residência e se ela dependerá sempre de você são fatores importantes.

O respeito a Lei do Franchising também deve ser observado, pois garante a seriedade da franquia. Um dos capítulos aborda o que ela é, assim como a circular de ofertas e se essa está dentro da lei, além do respeito à “quarentena” a assinatura do contrato. Aliás, a circular de ofertas também ganha um capítulo com questões de transparência que devem ser analisadas como: Possui histórico de negócios e a descrição detalhada da franquia? Explica os requisitos para um franqueado e o perfil? Possui e disponibiliza a lista de franqueados e ex-franqueados? Detalha o investimento inicial total? E não é só isso, há muitos outros detalhes que um candidato a franqueado sequer pode imaginar antes de analisar um negócio: as taxa como royaties, Fundo Nacional de Propaganda, entre outros;  materiais publicitários, custos logísticos, fornecedores, treinamentos, condições territoriais, equipamentos necessários, etc.

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Outro item analisado é a capacidade de inovação da franqueadora. Afinal mais do que ajustes, mudanças e inovações são necessárias para garantir a continuidade do sucesso. O fluxo de ideias para isso e a participação dos franqueados também é importante. A inovação deve ser analisada não apenas nos produtos e serviços, mas na gestão, treinamento e suporte.

A forma de atender o franqueado, através de intranet e outras ferramentas de comunicação, merece atenção. Afinal, o franqueado precisa saber como entrar em contato e receber suporte e se esses meios são eficientes. A intranet deve ser completa, com dicas estratégicas, documentos, manual digital, treinamentos on-line e outros quesitos discorridos através das questões do checklist.

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Os fornecedores e a logística podem influenciar muito em um negócio, caso o modelo escolhido precise deles. O interessado confere neste capítulo do que deve se certificar, como a qualidade e exclusividade dos fornecedores, assim como seu atendimento, forma de pedido, de entrega e velocidade.

O treinamento também é tema de um capítulo especial, já que é através dele que um candidato se preparar para empreender em um determinado setor e se mantém atualizado sobre as novidades. É preciso checar se eles são contínuos e satisfatórios, apenas teóricos ou também práticos e se são suficientes para a operação mesmo que o franqueado não tenha conhecimento no ramo.

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O livro aborda ainda o marketing e a propaganda da rede, afinal, é preciso divulgar a marca e sua presença na região. Saber como a empresa atua para isso, qual será o papel do franqueado e o que ele pode fazer para impulsionar a sua unidade é importante.

Para finalizar, mas não menos importante, o livro aborda a necessidade de chegar se a franquia já disputou e se possui algum Selo de Excelência em Franchising, reconhecimento que é dado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) para as melhores redes. Como ele é composto, o que ele analisa e a importância de cada quesito é detalhado.

O livro “Checklist Minha Franquia” é uma obra do empreendedor  José Rubens Oliva Rodrigues, CEO da Guia-se Negócios pela Internet, principal agência digital do País, com 12 anos de atuação e mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil. José Rubens é ainda diretor de Microfranquias da ABF.

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