FRANQUIA

O que você precisa saber na hora de escolher a franquia dos sonhos!

As chances de ter sucesso com uma franquia são maiores quando a escolha da rede passa por critérios que vão desde afinidade com o setor até a capacidade de alcançar as expectativas

Quem escolhe abrir uma franquia, geralmente, espera investir em um marca consolidada, com procedimentos e processos estabelecidos e estáveis, além de buscar um negócio com menos chances de fracasso do que outras opções no mercado. Para se ter uma ideia de como o índice de mortalidade das franquias é menor do que dos negócios convencionais, dados da  Associação Brasileira de Franchinsing (ABF) comprovam que só 3,7% das franquias dão errado nos primeiros dois anos de vida, enquanto 24,9% dos negócios convencionais fecham as portas no mesmo período.

Porém, como qualquer negócio, há riscos ao adquirir uma franquia. Entretanto, é importante saber que a maior parte das experiências de fracasso é fruto de más escolhas ao decidir em que tipo de franquia investir. Quando se escolhe a franquia certa, que cabe nas possibilidades e expectativas do futuro franqueado, os riscos diminuem consideravelmente. Antes de qualquer dica ou instrução, o empreendedor precisa escolher algo que realmente goste. Embora, alguns setores sejam muito promissores, quando o franqueado não tem afinidade com o segmento é melhor procurar outra coisa.

1- Pesquise sobre o assunto

Escolha veículos de comunicação responsáveis e pesquise sobre o franchising no Brasil. Descubra mais sobre as diversas áreas existentes e escolha algumas redes para conhecer um pouco melhor.

2- Alinhe valores

É extremamente importante ter certeza que os seus valores e os da rede escolhida coincidem. Avalie a reputação da marca, o profissionalismo, os métodos utilizados, etc. Quanto mais os valores do franqueado coincidem com os da rede, maiores são as chances de alcançar resultados e satisfação.

3- Tempo no mercado

Nem toda rede antiga no mercado é garantia de sucesso, assim como nem toda marca nova tem mais chances de fracasso. Redes mais experientes podem oferecer mais suporte, enquanto marcas novos possuem preços mais competitivos. Se escolher uma marca mais recente, não esqueça de pesquisar sobre seus criadores e descubra se realmente sabem sobre o que estão fazendo.

4- Preocupe-se com o padrão

Uma unidade franqueada deve oferecer a mesma coisa que a outra unidade. E não são só os produtos e serviços que devem ser iguais, a padronização é a premissa básica de uma franquia. Por isso, o atendimento e comunicação visual padronizados devem ser valorizados. Escolha uma marca que coloque isso em primeiro lugar.

 5- Conheça franqueados

Converse com outros franqueados para saber se as “promessas” da franquia correspondem a realidade vivida por eles. Fale com no mínimo dois donos de unidade de franquias para evitar o julgamento de um empreendedor otimista demais ou pessimista.