empreendedor

Perfis do empreendedor

O empreendedor começa o próprio negócio por diversos motivos: satisfação pessoal, independência financeira, mudança do estilo de vida. E é nas franquias que muitos desses novos empresários buscam uma forma de investir. Mais ainda, quase 70% desses novos empreendedores querem de fato operar suas franquias e não apenas aplicar o dinheiro. Os dados foram coletados durante a Franchising Expo, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e apontam ainda para os cinco perfis de empreendedor que investe em franquias.

Para especialistas da área, os motivos dependem da fase de vida do empreendedor. Muitos desejam substituir o emprego pela franquia e por isso “compram” seu novo trabalho, mas hoje há uma grande quantidade de jovens, recém-formados no nível superior, que acham mais atrativo montar o próprio negócio do que fazer carreira dentro de uma empresa. Confira os tipos:

1 – Mudar de vida

Abandonar a carreira e passar de executivo para franqueado é muito comum. O empreendedor na faixa dos 40 anos costuma ter capital para investimento e experiência empresarial. Este perfil busca por segurança e agrega conhecimento à rede.

2 – Nova fonte de renda

O empreendedor que busca uma franquia pelo aspecto financeiro. Ele analisa como investidor e procura qual tipo de negócio poderá render mais. Costuma levar a franquia em paralelo com o emprego até que a nova atividade se solidifique.

3 – Trabalhar por conta

O microfranqueado é um perfil comum, com disponibilidade de capital menor (em média, R$ 80 mil), mas bastante motivação para trabalhar por conta própria. É preciso ter disciplina e um lado comercial. Vários iniciam na microfranquia e depois aumentam o negócio.

4 – Menor risco

Um perfil de empreendedor que investe em franquia é aquele que quer ter um negócio próprio, mas tem medo dos riscos de uma empresa. Sempre há riscos, mas eles são menores no caso de uma franquia solidificada.

5 – Microrede de franquias

Há também o empreendedor que monta uma unidade, dá certo e passa a investir se tornando um multifranqueado. Normalmente tem experiência empresarial, gosta da nova atividade e tem estrutura de gestão.

Seja qual for o seu perfil, a Guia-se Negócios pela Internet pode te ajudar a atingir seus objetivos. Oferecemos treinamentos ao novos franqueados, o que permite que eles estejam a frente do próprio negócio e conquistem seus objetivos. Basta ter vontade!