planejamento

Fim do ano é momento ideal para planejamento

Planejamento é a palavra-chave para qualquer empreendedor. E o fim de um ano é o momento ideal para se organizar para o próximo de forma eficaz, definindo onde pretende chegar, o que é possível realizar e em que setor é necessário trabalhar com mais afinco para reduzir falhas e aumentar os resultados.

Se você pretende aumentar o seu faturamento, lançar novos serviços e atingir novos mercados na sua área, se tornando um líder no segmento, saiba que é importante estabelecer metas para 2015. Um bom planejamento inclui analisar as variáveis externas – como a economia, as mudanças de hábitos dos clientes, entre outros -, e as externas – como equipe, recursos necessários e os resultados do ano que se encerra.

Junte essas informações e trace objetivos realistas em cima delas. Ter metas ousadas é bom, mas não adianta focar em algo inatingível, pois você pode desanimar no meio do caminho. Faça um planejamento possível e monte uma estratégia para alcançá-lo. O plano tem a função de indicar um caminho, como um mapa. Esta rota prévia poderá te ajudar a analisar com antecedência os possíveis obstáculos e o que fazer para superá-los.

Lembre-se que este planejamento não é engessado: se houverem dificuldades de atingir as metas no caminho, você pode e deve mudar a estratégia. Mas ele te ajudará a estar preparado para saber suas possibilidades e, assim, tomar uma decisão rápida.

Em 2015, crie o hábito de analisar suas metas mensal ou bimestralmente. Veja como está o andamento do seu planejamento e se é preciso modificá-lo ou voltar a focar em algo que esqueceu. Se tiver colaboradores, lembre-se de delegar as atividades e responsabilidades que couberem a eles.

Defina estratégias e recursos, avalie riscos, preveja erros, simule ocorrências e aperfeiçoe as ações do seu empreendimento. Um bom planejamento gera bons frutos e uma melhor evolução do seu negócio.

Um excelente Ano Novo e até 2015!

Siga-nos no Facebook!