Não desperdice dinheiro, veja como encontrar sua franquia de sucesso

Ter sucesso no empreendedorismo é o que todo investidor almeja, independente se possui um negócio próprio ou uma franquia. Mas cá entre nós: escolher o tipo negócio perfeito para seu perfil empreendedor não é das tarefas mais fáceis. Entretanto, seguindo algumas orientações e com muita dedicação a esse “sonho”, é possível encontrar o melhor negócio para o seu perfil empreendedor.

Portanto, não deixe de conferir as 21 dicas de empreendedorismo para escolher melhor o seu negócio. Está em busca de uma franquia de sucesso? Então saiba como encontrar o investimento ideal para você, com segurança e principalmente retorno financeiro.

1 – Qual cultura empresarial te atrai?

Se busca por sucesso logo de início no empreendedorismo, é bom pesquisar um negócio que tenha uma cultura que te agrade. Dessa maneira, a cultura empresarial estará relacionada a missão, visão, valores e propósitos da marca.

No empreendedorismo, busque qualidade de vida e crescimento profissional

2 – Busque qualidade de vida no empreendedorismo

É preciso ter qualidade de vida na hora de empreender. Isso não significa que fará apenas o que quer, mas com a franquia adequada terá alguns diferenciais, como horários flexíveis, trabalhar a partir de casa, longe do trânsito, e muitas outras. Fique atento a essas questões!

3 – Você sabe qual é o seu perfil empreendedor?

Será que você tem um perfil para atuar como franqueado? Se gosta de padronização, de seguir regras, está no caminho certo. Portanto, se não é o seu perfil, você pode até apostar em outro tipo de negócio. Entretanto, a franquia faz com que você economize tempo.

4 – Esteja atento a Lei do Franchising

Quer ter sucesso no empreendedorismo com uma franquia de sucesso? Então é preciso conhecer a Lei de Franquias. Em vigor desde 1994, ela pode ser encontrada facilmente na internet, tanto por franqueados quanto por franqueadoras.

5 – Exija a Circular de Oferta

A Circula de Oferta é o documento mais importante na parceria entre franqueado e franqueadora. Nela, você encontra quatro pontos de suma importância: discrição completa (custo do negócio, condições comerciais de venda, planilha de vendas e outros); minuta contratual; lista de franqueados (ativos e desligados nos últimos 12 meses); e balanços financeiros da franqueadora.

6 – Possui identificação com a marca

Para ter sucesso no empreendedorismo, é bom você ter uma identificação muito forte com a marca almejada. Qual é a sua?

7 – A franquia tem operação própria?

Essa informação é relevante principalmente se for uma franquia nova. Entretanto, em caso de uma marca já consolidada no mercado, basta utilizar como exemplo a experiência dos franqueados de sucesso.

8 – Identifique qual é o plano para o seu negócio

É preciso fazer uma análise criteriosa sobre o plano de negócio proposto. Dessa forma, aproveite as oportunidades para conversar com futuros clientes, sobre qual é a situação do mercado e quem são seus concorrentes.

9 – Tenha sucesso no empreendedorismo: quais são os lucros e custos?

Não deixe de fazer uma pesquisa de mercado, com objetivo de saber se há um custo acessível e se o preço de venda possui margem lucro adequada para o seu negócio.

Não deixe, em hipótese alguma, de conversar com outros franqueados

10 – Não deixe de conversar com outros franqueados

Não tenha dúvida! Vale muito a pena conversar com os franqueados, tanto com aqueles que tiveram sucesso quanto com os que não tiveram. A conversa é uma forma de trocar experiências.

11 – Quanto realmente tenho de capital de giro?

Preste muita atenção se você realmente tem valores adequados para sustentar o seu negócio, até que o mesmo alcance o sucesso. Uma dica: o primeiro ano é de corte de custo.

12 – Boa infraestrutura garante excelência do trabalho

Na hora de buscar sua franquia, é preciso identificar se a franqueadora oferece boas condições de trabalho, inclusive para os colaboradores. Dessa forma, poderão oferecer qualidade no serviço.

13 – Analise sempre o segmento

Saber qual segmento mais lhe agrada é meio caminho andado para o seu negócio no empreendedorismo. Por isso, confira na Associação Brasileira do Franchising (ABF) quais as melhores opções de franquia.

14 – Busque sempre por crescimento profissional

O que espera de fato de seu negócio? Quanto quer ganhar com ele? Você precisa dizer isso à franqueadora, para que dessa forma saiba das possibilidades de crescimento profissional.

15 – Inovar a todo momento é necessário

Qual é a capacidade de inovação da franqueadora? Para ter essa resposta, não deixe de conversar com os franqueados. Confira a capacidade de melhorar os serviços, produtos, bem como a gestão e o suporte.

16 – Toda franquia deve ter intranet

É praticamente impossível, nos dias de hoje, uma franqueadora não ter intranet. Dessa forma, não deixe de conferir as necessidades e a tecnologia utilizada, pois ali estarão vídeos de treinamento.

17 – Empreendedorismo: fornecedores e logística

Como o seu produto é entregue? Se é uma franquia que atua com produtos, é importante entender e compreender de fato essa logística. Na Guia-se, por exemplo, a logística fica por conta da locomoção dos franqueados.

18 – Treinamento para estar apto ao mercado

Estar capacitado para o mercado é fundamental no empreendedorismo. Portanto, veja se os treinamentos são contínuos e obrigatórios. Você sabia que na Guia-se qualquer pessoa pode fazer um dia de treinamento, gratuitamente, sem qualquer compromisso? Fale com a gente e saiba mais!

19 – Marketing e propaganda são a ‘alma’ do negócio

Frase clichê,mas que é a pura verdade. Então confira qual será seu retorno com campanhas de marketing e propaganda em ações institucionais.

A Guia-se é a única microfranquia no Brasil a ter seis Selos de Excelência da ABF

20 – Saiba por que o Selo de Excelência da ABF é tão importante

A Guia-se conquistou, de forma consecutiva, o sexto Selo Consecutivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising). O prêmio é de suma importância, visto que é avaliado o nível de satisfação dos próprios franqueados. No Brasil há mais 3 mil redes de franquias, 1/3 delas é associada à ABF, sendo que apenas 200 possuem Selo de Excelência.

21 – Qual é o tamanho do seu sonho?

Essa é a maior dica para você alcançar sucesso no empreendedorismo. Qual é o tamanho do seu sonho? Se possui um sonho grande, todas as dificuldades serão superadas.  Empreender não é fácil, mas sonhar grande é fundamental.