Confira algumas dicas para alcançar sucesso no empreendedorismo em 2019

Abrir uma franquia certamente é o caminho mais certo rumo ao sucesso no empreendedorismo em 2019. Assim, além de possuir um formato já testado e aprovado no mercado, o modelo de negócio costuma ser lucrativo e pode ter baixo investimento. Entretanto, para se dar bem como franqueado é preciso ficar atento a algumas questões. Portanto, vale a pena, e muito, pesquisar o histórico e buscar informações sobre a rede de franquias que pretende fazer parte.

Não sabe o que questionar para a sua futura franqueadora? Confira abaixo algumas dicas para começar com o pé-direito no empreendedorismo.

1 – Qual é imagem da marca no mercado

O primeiro passo é conferir se a franqueadora possui uma imagem positiva no mercado. Dessa forma, veja se é conhecida e divulgada na cidade em que você irá atuar. Caso esteja recente no mercado, avalie as prospecções da empresa.    

2 – É uma franquia realmente lucrativa?

O sucesso no empreendedorismo depende de muitos fatores. Entretanto, é essencial conferir qual é o real faturamento da franquia, quais os custos com despesas e operações, bem como o quanto sobrará ao final do mês. Converse com franqueados a respeito.

3 – O faturamento cobre gastos pessoais e familiar?  

Se o objetivo é alcançar sucesso no empreendedorismo, avalie se o faturamento médio com determinada franquia superam seus gastos pessoais e familiar. Sendo assim, até o seu negócio deslanchar de vez, de início é comum que o lucro de sua franquia seja baixo. Mas o faturamento deve ser progressivo. 

4 – Crie apenas expectativas reais sobre o negócio

Antes de criar qualquer expectativa, busque o máximo possível de informações sobre o negócio que está prestes a investir. Dessa maneira, conhecerá a realidade da franqueadora, criará expectativas reais e o melhor: não se frustrará.  

5 – Lembre: todo negócio tem seu risco

Você precisa saber: apesar de o modelo de franquia ser testado e rentável, existe sim o risco de o negócio não dar certo. Por isso, é bom estar sempre focado para que o trabalho renda. Dedicação é a palavra-chave !  

6 – Fique atento a documentação

Contrato e Circular de Oferta da Franquia: basicamente esses são os dois documentos que devem ser exigidos e lidos atentamente. A Circular, por exemplo, trará informações como: pré-requisitos, áreas de atuação, regras, taxas a serem pagas, investimento e fornecedores. Entretanto, na dúvida, peça para um advogado especialista em franchising analisar para você.

7 – Trabalho em equipe: sucesso no empreendedorismo

O trabalho em equipe é uma das chaves para o sucesso no empreendedorismo em 2019. Portanto, veja o que cabe a você enquanto franqueado e quais as responsabilidades da rede de franquias. Vocês formarão um time!

8 – Esteja capacitado para representar a marca no mercado

Para estar apto ao mercado e para representar a marca de forma altamente profissional, confira com a franqueadora quando e de que forma ocorrem as capacitações e treinamentos. Assim, não deixe ainda de exigir o Manual da Franqueadora como material de apoio.

9 – O que de fato será oferecido na prática

Já dizia o ditado: promessa é dívida. Dessa forma, todo e qualquer benefício e suporte oferecido deve ficar claro entre franqueado e franqueada. Na Circular de Oferta da empresa você encontra tudo o que precisa saber antes de fechar o negócio. Analise com calma.

10 – Não esqueça de perguntar:

– Quantas unidades a franqueadora possui e há quanto tempo?

– Qual a estrutura é oferecida para atendimento e suporte?

– Quantas novas unidades devem ser abertas e onde?

– Qual é a regra de localização das franquias?

– A dedicação deve ser exclusiva à franquia ou posso desempenhar outra atividade?

– Quais suportes são oferecidos pela rede?

– Existe um Fundo de Marketing arrecadado com taxas pagas pelos franqueados?  De que forma o dinheiro é aplicado?

– A marca vende pela internet? Qual é a relação do franqueado nessas vendas?

– Quanto irei gastar para abrir uma franquia e quanto irei faturar?

– Quando o retomarei o dinheiro investido?

A Guia-se Negócios pela Internet é uma oportunidade ideal para empreender com sucesso em 2019. Clique AQUI e saiba mais!

Ainda em dúvida? Confira ESTE depoimento!