Confira 4 etapas fundamentais para vender mais em sua rede de franquias e alcançar sucesso no empreendedorismo

A sua rede de franquias tem as etapas de vendas bem definidas? Saiba que com planejamento estratégico é possível expandir o seu negócio, bem como alcançar uma posição de destaque no empreendedorismo, ainda em 2019! De fato não existe uma receita pronta. Há redes que utilizam mais fases a serem cumpridas na hora de vender unidades. Porém, existem outras que utilizam bem menos. Enfim, cada negócio tem o seu formato e o ideal é aquele que funciona e que traz resultados positivos.

Na Guia-se Negócios pela Internet, por exemplo, atuamos de forma mais simples e enxuta possível. Dessa forma, o processo de venda de unidade será ainda mais facilitado. Quer ter também sucesso no empreendedorismo e deslanchar com a sua rede de franquias? Então confira abaixo quatro fases fundamentais na hora de vender.

1 – Empreendedorismo: com quem devo contato?

A partir do momento que você identificou que há uma oportunidade, o primeiro passo é definir quem você vai contatar. Mas fique atento: nem todo contato que você receber significa ser um cliente em potencial. As vezes, sua franquia busca expandir a atuação no empreendedorismo com novos franqueados em São Paulo. Assim, você não irá ligar para um possível cliente em Manaus, por exemplo.

2 – Formulário de avaliação de perfil é indispensável

O objetivo dessa primeira ligação, citada acima, não é vender uma unidade da franquia logo de cara. O objetivo maior dessa primeira fase é fazer com que o cliente em potencial preencha o formulário de avaliação. Sendo assim, vale a pena criar esse documento num formato online. Ainda se possível, que tenha a facilidade de se preencher pelo próprio celular. A partir daí será formulado o interesse na rede de franquia e, se aprovado, você poderá retornar com a Circular de Oferta da Franquia (COF).

3 – Faça um encontro presencial

Nessa fase será agendado o primeiro contato pessoal com seu possível parceiro de sucesso no empreendedorismo. A partir daí, esse primeiro contato pode ser por meio de uma reunião ou até mesmo num dia de capacitação de franqueados.

4 – Chegou a hora de fechar mais uma parceria de sucesso no empreendedorismo

Chegou o grande momento: assinar a minuta e dar uma passo fundamental no empreendedorismo. Assim, passadas todas as fases, o investidor quer realmente fazer parte do seu time de sucesso? Ele tem o perfil que se encaixa ao formato de negócio da sua franquia? Então é a hora de juntar toda a documentação e enviar ao Jurídico para que as minutas contratuais sejam desenvolvidas.

Ele não quis a minha franquia:  o que devo fazer?

Imprevistos também fazem parte dessa jornada no empreendedorismo. Portanto, é possível que o franqueado em potencial chegue a última fase de venda e simplesmente desista do negócio. Não se preocupe: o fato de ele não querer investir não quer dizer que a sua rede de franquias seja um mau negócio. Talvez tenha desistido por falta de capital para investir. Mas também pode ser por ausência de tempo para se dedicar ao negócio ou simplesmente não era o momento. Se isso ocorrer, deixe-o numa base onde receberá seus e-mails e quem sabe um dia decide se cadastrar. Geralmente ele também estará presente numa lista de remarketing e continuará acompanhando as novidades da sua rede de franquias.

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