Oportunidade e consumo em expansão são fatores que podem transforam uma cidade em um mercado potencial para franquias

Empreendedorismo – Quais as melhores cidades do Brasil para empreender com uma franquias? Quais os mercados em crescimento para o franchising? A consultoria Rizzo Franchise realizou uma pesquisa que apontou os 200 melhores mercados para empreender com franquias no país. O levantamento foi divulgado na íntegra pelo portal Exame.com e levou em consideração dos fatores para apontar as cidades destaques: oportunidade e consumo em expansão. Ao todo, nove ramos de atuação foram analisadas. Entre eles: educação, livrarias, automotivo, infantil, hotelaria, construção, saúde e beleza, alimentação e acessórios pessoais. O estudo ainda mostra quais são as melhores oportunidades para os empreendedores cada cidade.

As 11 primeiras cidades ideais para o empreendedorismo que aparecem na lista são capitais. São Paulo está no topo da lista e a primeira cidade do interior do estado que aparece é Campinas. A metrópole ficou com 12ª posição. Segundo a pesquisa, 50 das 500 maiores companhias do mundo têm filiais instaladas na região, além dos 20 institutos de pesquisa e tecnologia.

Outra cidade do estado de São Paulo que se destacou foi Guarulhos (14º). O maior município paulista em população abriga um dos principais aeroportos do país, o que pode ser um diferencial e tanto. São Bernardo do Campo e Santo André, também no ABC Paulista vieram em seguida (15º e 16º, respectivamente). Ribeirão Preto, a mais de 300 quilômetros da capital paulista, ficou com a 19ª posição. A cidade é um dos principais polos de agronegócio no país.

Já o Rio de Janeiro é a segunda capital da lista, loga atrás de São Paulo. Entre as cidade que se destacaram estão São Gonçalo e Niterói. Em 18º lugar,  São Gonçalo é uma das cidade mais populosas do Rio de Janeiro e ficou a frente de Niterói (20º) que em outras edições da pesquisa apresentou uma melhor colocação.

Confira as 20 principais cidades para o franchising, segundo o levamentamento sobre empreendedorismo:

1. São Paulo (SP)
2. Rio de Janeiro (RJ)
3. Brasília (DF)
4. Belo Horizonte (MG)
5. Salvador (BA)
6. Curitiba (PR)
7. Porto Alegre (RS)
8. Fortaleza (CE)
9. Goiânia (GO)
10. Recife (PE)
11. Manaus (AM)
12. Campinas (SP)
13. Belém (PA)
14. Guarulhos (SP)
15. São Bernardo do Campo (SP)
16. Santo André (SP)
17. Campo Grande (MS)
18. São Gonçalo (RJ)
19. Ribeirão Preto (SP)
20. Niterói (RJ)

Mesmo com os dados da pesquisa, para empreender com uma franquias, o candidato não pode levar em consideração somente as condições do mercado. As pessoas precisam escolher uma franquia pela identificação com a atividade, isso fará toda a diferença.

O livro “Checklist Minha Franquia“, escrito por mim, pode ajudá-lo que pretende empreender com uma franquia e a escolher a melhor opção de acordo com o próprio perfil. São 260 perguntas que ajudarão o leitor a escolher um negócio e ter sucesso no franchising. O livro ajudará o empreendedor a identificar o que ele gosta e quais são as pretensões com aquele negócios. Além disso, há um passa a passo para ele seguir e verificar se aquela rede realmente está no caminho certo, e segue a Lei do Franchising, por exemplo.