Começar agora é fundamental para quem sonha com o seu negócio funcionando na prática no próximo ano

O número de pessoas que buscam um nicho para entrar para o mundo do empreendedorismo cresce gradativamente. Ser dono do próprio negócio e ter uma vida financeira estabilizada é o sonho de milhares de pessoas. Mas alcançar este patamar de sucesso leva tempo e se planejar o quanto antes é a “chave” do sucesso. Não dá mais para ficar adiando! Se o objetivo é deixar tudo pronto para começar a empreender já próximo ano, é fundamental começar agora. Isso mesmo, agora, há menos de dois meses do término de 2017.

Nos últimos meses, na Guia-se Negócios pela Internet, muitas pessoas nos procuram para serem inseridos nesse universo do empreendedorismo. Querem fazer parte do nosso time de franqueados e isso é extremamente positivo. Mostram que há um vontade muito grande empreender e fazer negócio. Mas, apesar de toda a motivação em realizar o sonho do próprio negócio, muitos querem começar só no próximo ano. Mesmo que 2017 tenha ainda mais de 50 dias pela frente. É um grande desperdiço de tempo que pode fazer falta futuramente.

Empreendedorismo: Por que começar agora?

Muita gente dá como já encerrado o ano de 2017. Mas deixar para planejar suas ações em cima da hora é a garantia de que os objetivos podem demorar um pouco mais para serem alcançados. Sendo assim, cada dia torna-se precioso e deve ser aproveitado para deixar tudo organizado e pronto para estar em plena atividade o quanto antes. Mesmo se a ideia é começar no próximo ano, ações e estratégias de sua empresa devem ser traçadas justamente agora. A explicação é simples: independente do negócio se pretender montar, leva-se um certo tempo para deixá-lo em perfeitas condições para atuar num patamar acima dos concorrentes.

A regra é bem simples: quanto mais adiar o sonho do próprio negócio, mais tempo ele levará para estar atuante e ser destaque no mercado. Sendo assim, o tão sonhado retorno financeiro também virá além do prazo desejado. Para se ter uma ideia, uma unidade da microfranquia online Guia-se leva de 45 a 60 dias para realmente estar pronta para atuar no mercado. Mas dependendo do setor de atuação, este tempo pode ser até maior. Segundo dados do Banco Mundial (2014), o prazo para se abrir um negócio no Brasil é de até 107 dias. Neste caso entram ainda questões burocráticas junto aos órgãos competentes, porém, com uma boa assessoria é possível reduzir este tempo. Entendem porque começar agora é tão importante, mesmo se o objetivo é “abrir as portas” só no ano que vem? O foco é não perder tempo, já que tempo também é dinheiro!

Tendências que podem dar retorno no próximo ano

Escolher qual nicho de atuação de seu próprio negócio não é tarefa fácil. Deve-se estar atento ao mercado e ter planejamento e monitoramento constante, já que o hábito de consumo das pessoas costuma mudar constantemente. É preciso ainda realizar pesquisa detalhada sobre a questão financeira do segmento que será investido, com informações sobre investimento, necessidades de caixa e quais são as reais possibilidades de retorno financeiro.

Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Rio de Janeiro, revelam alguns setores que permanecerão em alta em 2018. Entre eles estão as microfranquias e franquias em casa, além da criação de infoprodutos, como e-books e cursos on-line. A criação de aplicativos para mobile também se destaca. O próprio mercado de microfranquias e redes de franquias on-line já vem mostrando um crescimento significativo. A expectativa é que, até o final deste ano, o setor registre um aumento de 10% quando comparado a 2016.

Pronto para começar?