empreendedor

Dicas para o empreendedor introvertido

Você tem espírito empreendedor, é persistente, comprometido e confia na sua capacidade de atingir os resultados. Porém, sente dificuldades em abordar desconhecidos e, por isso, se preocupa se não perderá a chance de criar novos contatos.

De fato, ser persuasivo é importante na hora de criar uma rede de contatos. O empreendedor que tem a capacidade de convencer os outros de forma transparente, porém, pensada, conquista confiança e alavanca seus negócios através de parcerias sólidas. Mas não são todos que, apesar do perfil de empreendedor, se sentem à vontade para desenvolver uma conversa com outras pessoas, muitas vezes até mais importantes.

Se você se considera tímido ou introvertido, confira as 8 dicas da especialista em etiqueta e fundadora do Protocol School of Palm Beach, Jacqueline Whitmore, para superar essas barreiras e se dar bem no mundo do empreendedorismo. Ela explica o que você deve fazer para não passar o meeting inteiro sentado em uma cadeira, sozinho, enquanto ao redor acontece algo importante.

1 – Gerencie suas expectativas
Empreendedor, uma participação bem sucedida em um evento corporativo não se mede pelo número de pessoas com quem você conversou e trocou algumas piadas. Uma conversa de qualidade é melhor do que 20 conversas superficiais

2 – Prepare-se
Planeje-se e tenha em mente algumas perguntas para quebrar o gelo. Perguntas abertas podem se transformar em conversas interessantes. A maioria das pessoas também gosta de falar sobre si mesmas, seus
hobbies e seu trabalho. Questões como: “Há quanto tempo você é parte da empresa?” podem ajudá-lo.

3 – Planeje o seu tempo
Quando você se dá um limite de tempo para realizar algumas tarefas, isso torna mais palpável o tamanho do comprometimento e deixa o exercício menos intimidador. Whitmore acredita que 20 minutos é tempo suficiente para você entrar no local, pegar sua credencial, uma bebida e interpelar uma nova pessoa.

4 – Peça para alguém o apresentar
Se você pretende conversar com alguma pessoa em particular, uma forma de tornar essa tarefa menos difícil é pedir para alguém apresentá-lo. Se você não conhece ninguém que o faça, uma dica é pedir ao organizador do evento. Quando alguém o introduz, você ganha mais consideração por parte da pessoa com quem quer conversar do que se aparecer do nada.

5 – Seja um bom ouvinte
Introvertidos costumam ser ótimos ouvintes. Uma vez que muitas pessoas preferem falar a ouvir, você pode se destacar como alguém que valoriza o que os outros têm a dizer.

6 – Compartilhe histórias pessoais
Não dispare perguntas sem dizer nada sobre si mesmo. A conversa corre o risco de parecer um interrogatório. Contar algumas historias sobre si mesmo ajuda a conversa a fluir melhor.

7 – Pratique
Se você se considera muito nervoso ou inseguro, é melhor começar com exercícios onde o risco é pequeno ou inexistente. Vá a algum evento em uma cidade próxima, experimente novas histórias e formas de se introduzir.

8 – Um passo de cada vez
Faça do exercício um hábito e tente iniciar novas conversas todo dia, no trabalho ou em sua vida particular. Chame os colegas para um café ou um almoço. Exercitando a sua abordagem, você vai se sentir cada vez mais seguro para para arriscar passos mais largos.

Fique atento ao nosso blog e acompanhe sempre as dicas para que você se torne, cada vez mais um empreendedor bem sucedido em seus negócios!