Empreendedor

Posicionamento significa o lugar onde se está ou se deseja estar – para o empreendedor, é o indicador da forma como é reconhecido por clientes, fornecedores e concorrentes

Quando pensamos em marketing, logo fazemos a ligação com promoção, divulgação e venda de um produto e, acima de tudo, a construção da marca. Posicionamento é o “lugar ao sol”, onde a pessoa já se encontra ou deseja estar; é ali que virão o reconhecimento e o respeito dos clientes e, inclusive, de concorrentes. Entretanto, muitos ainda se confundem e não conseguem destaque por não possuir um posicionamento bem definido.

Quando o empreendedor “atira” para todos os lados, não é capaz de concentrar sua energia naquilo que realmente interessa, seja relevante para o crescimento da empresa. Um posicionamento claro, bem definido fará com que você ou sua marca sejam identificados pelo público, em qualquer época.

São vários os itens que consolidam o posicionamento, envolvendo a mistura de escolhas e características não apenas do empresário, mas também o valor agregado aos produtos ou serviços da empresa. Todos esses ingredientes precisarão ser ajustados às necessidades do mercado.

Basicamente, podemos considerar cinco questões relativas a posicionamento, que atendem tanto ao âmbito pessoal quanto profissional. Neste caso, irei considerar o perfil empreendedor:

– Anseios e expectativas

Antes de iniciar qualquer negócio, é necessário que o empreendedor se pergunte o que o faz feliz, que atividade profissional lhe oferece satisfação legítima. O empreendedorismo exige, antes de tudo, que se esteja envolvido com o negócio praticamente 24 horas.

– Missão e valores

Todos nós temos objetivos na vida, e podemos aliar nosso trabalho a causas diversas, seja contribuindo financeiramente para algum projeto social, ou produzindo algo que beneficie as pessoas. Quem empreende deve se perguntar o que almeja com sua atividade: aonde quer chegar. Aqui também cabe se questionar sobre como deseja ser reconhecido no mercado.

– Aptidões e tendências

Os dons representam talentos naturais, algo que fazemos sem esforço. Quando respeitamos nossas aptidões obtemos melhores resultados e maior satisfação na execução das tarefas. O empresário que segue sua intuição também se torna um solucionador de problemas, pois irá atuar no ramo de negócios de acordo com sua aptidão.

– Experiências

No empreendedorismo, todas as experiências são utilizadas como ferramentas potenciais para o desenvolvimento interpessoal e organizacional. Tudo o que o empreendedor realizou ao longo de sua trajetória profissional servirá como lição nas mais diversas situações que lhe forem apresentadas no presente.

– Virtudes

São as virtudes que irão conferir o diferencial ao empreendedor, e fazer com que ele conquiste destaque no mercado. Ele será reconhecido pelo que faz, e como faz, e irá imprimir suas ações na empresa.

Muitos são os caminhos para a conquista de um posicionamento no mercado. Você pode observar as dicas deste post, ou talvez, criar sua própria metodologia. O que importa é chegar e se manter lá!