negociação

Pessoas arrogantes, incoerentes e despreparadas não fecham bons negócios

Comportamentos inadequados podem deixá-lo vulnerável durante a negociação mesmo que você domine o assunto que está tratando

A habilidade para negociar é algo que pode ser adquirida com o tempo, uns nascem com facilidade para expor aquilo que desejam, outros têm mais dificuldade para dizer “não” quando não concordam com uma contraproposta. Novos empreendedores podem se sentir inseguros ao negociar com clientes, fornecedores e até parceiros, porém, alguns hábitos indesejáveis podem tornar a negociação ainda mais difícil. O ideal é minimizar o quanto antes essas atitudes para que você não adquira a “fama” de difícil de lidar e se torne vulnerável ao fechar negócios. Confira algumas dicas:

1- Não seja incoerente

Quando você faz um breve “discurso” sobre a importância de alguma coisa e propõe algo importante para um cliente ou fornecedor, mas faz exatamente o oposto do que propôs, todo o tempo gasto para explicar como aquilo era importante é perdido. Lembre-se: para negociar não vale usar a desculpa: “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.

2- Esteja preparado

Inexperiência e nervosismo ao negociar são normais, porém, poucas pessoas toleram despreparo. Por isso, não se meta a negociar aquilo que você não domina. Se marcar uma reunião com um cliente, estude um pouco sobre o negócio em questão, mas o principal é saber muito bem o que você está oferecendo, o funcionamento da sua empresa e conhecer o universo em que está inserido.

3- Não seja arrogante

Você pode ter a melhor formação na sua área, dominar tudo sobre um assunto, pode até ser referência no segmento, mas nunca deixe a prepotência negociar por você. Ser grosseiro ou arrogante só vai fazer você se distanciar daquilo que pretende. Nenhum negócio funciona sem fornecedores, colaboradores, parceiros e clientes – lembre-se: você PRECISA deles também. É muito chato negociar com alguém que diz o tempo todo que é o melhor, o único, o perfeito.

4- Se prometer, cumpra

Quando você conhece muito bem o seu negócio sabe quais sãos os prazos e limites. Numa negociação não aceite mais trabalho do que consegue entregar, não estipule prazos curtos demais, não ofereça descontos que não consegue cobrir, não prometa o que não pode cumprir.  Será mais fácil fechar um negócio sendo verdadeiro do que sendo exagerado e leviano – a pessoas confiam em quem ter seriedade ao negociar.

5- Coloque-se no lugar do outro

A habilidade de colocar-se no lugar do outro chama-se “empatia”. Quando você negocia precisa entender que as suas motivações não são as mesmas que a da outra parte em questão. A pessoa pode ter necessidades diferente ou até um outro estilo para trabalhar. Quando você entende o outro é nais fácil convencê-lo do que você quer e quem sabe até enxergar uma forma melhor de realizar aquilo que está propondo.

O fato  é que negociar sempre será uma batalha em que os seus interesses serão desafiados pelos interesses de outra pessoa. Porém, essa batalha pode ser mais fácil de vencer ou mais difícil – só depende de você. Por isso, é muito importante manter a calma, não agir por impulso e nem ser agressivo. Ninguém quer negociar com uma pessoa descontrolada, não é mesmo?

Conheça o curso gratuito de Negociação.

Quer alcançar seus objetivos? Antes de mais nada: tenha FOCO.

Saiba quais são as atitudes empreendedoras e vencedoras.