empreender em 2016

Se empreender em 2016 está na sua lista de desejos para a virada do ano, saiba que não há necessidade esperar até lá para tornar este sonho realidade

Empreender em 2016 – Antes de colocar qualquer ideia inovadora em prática, é preciso prestar atenção no ano que está por vir. Os riscos, devido a crise econômica que o Brasil enfrenta, continuam grandes, mas é possível aproveitar a fase para se posicionar no mercado e estar a frente dos concorrentes. São em momentos pouco favoráveis que aspectos como o atendimento diferenciado e de qualidade, ajudam a obter sucesso. Para começar a empreender em 2016, vale a pena se atentar a alguns detalhes. Aproveite o mês de dezembro para adiantar os planos:

1 – Conheça o universo empresarial

Aproveite este mês para se dedicar e aprender mais sobre empreendedorismo. Leia, participe de eventos, compre e faça um curso on-line. Você precisa saber como abrir uma empresa, como montar um modelo de negócio e como executar uma ideia, antes de começar a empreender em 2016.

2- Torne-se um empreendedor

Jornada de trabalho sem rotina. Tornar-se uma pessoa multi-tarefas. Não ter garantia do sucesso. Aprender com os erros. Se estas frases ainda não fazem parte do seu dia a dia, aproveite o mês de dezembro para se familiarizar com elas. No mundo dos funcionários você não deve ter aprendido a construir algo, se dedicar e até a gostar do risco, por isso, você precisa se transformar.

3 – Qual a solução?

A sua nova empresa precisa ser a solução para algum problema. Use o tempo para encontrar o problema, entendê-lo e descobrir porque a sua solução é  melhor do que as que já existem. Mantenha o foco e encontre o seu norte. O empreendedor que não sabe porque está abrindo uma empresa, normalmente, não obtém sucesso. Seja o sucesso que você espera, saiba onde e como empreender em 2016.

4 – Pesquise, pesquise e pesquise

Para empreender em 2016 é preciso conhecer muito bem o seu mercado. Se perceber que pode ser um ano muito difícil para este setor, vale a pena procurar uma área menos afetada pela crise. O mundo não parou só porque a economia não vai bem, existem setores que crescem consideravelmente. Preste atenção também no ambiente macroeconômico, por exemplo, as taxas de juros. Se for precisar tomar dinheiro emprestado, este pode não ser o melhor momento.

5 – Planos e metas

Depois de decidir o negócio, chegou a hora de planejar a sua empresa. Aproveite este mês para deixar tudo encaminhado para começar o ano. Entenda quem é seu consumidor, aprenda mais sobre seu produto ou serviço, saiba quais são seus custos e quem são seus concorrentes. Lembre-se de incluir metas a longo prazo, isso vai ajudá-lo a tomar decisões no futuro.

6 – Economize

Se a ideia é empreender em 2016, priorize-a. Nada de sair gastando todas as suas economias neste final de ano. Elas farão falta no ano que vem. Todo empreendimento leva algum tempo para dar lucro, uns mais, outros menos, mas em nenhum o lucro é imediato. Sem um pé de meia, o empreendedorismo pode não ser a melhor opção para você.

7 – Faça contatos

Se você já se dedicou a trabalhar as competências intrapessoais, está na hora de desenvolver o interpessoal. Estabeleça conexões com as pessoas. Saiba criar empatia e garantir bons parceiros.

8 – Conheça-se

Aproveite o final do ano para identificar as suas principais competências e saber realmente para que tipos de atividades você leva jeito. Assim, ficará mais fácil procurar um sócio ou contratar funcionários que poderão suprir as necessidades que você não é capaz de cumprir.

9 – Antes de mais nada, faça

Já que vai empreender em 2016, lembre-se da frase: “feito é melhor que perfeito”. Buscar algo impossível não irá trazer levar sua empresa a lugar nenhum. Dê o seu máximo, as melhorias vêm com o tempo.

10 – Acredite

Ser otimista, com bom senso, é o melhor caminho para o novo empreendedor. Você pode esperar muito da sua empresa, mas não esqueça o que já aprendeu com seus empregos, as empresas que já trabalhou e até com os seus antigos chefes. O empresário de sucesso tem no sangue o otimismo e a força que move todas as suas ações.

Vai empreender em 2016? Boa sorte!

Conheça a Guia-se, a franquia digital para quem quer empreender em 2016 e ter sucesso.