jovens empreendedores

Ter o próprio negócio é a melhor opção para os jovens empreendedores, porém, é preciso se preparar e estar pronto para trabalhar muito antes do sucesso chegar

Há muito tempo o empreendedorismo deixou de ser um sonho distante dos jovens para se tornar umas das possibilidades de iniciar uma carreira profissional de sucesso. Ter uma empresa, no passado, parecia difícil demais para aqueles que acabavam de chegar ao mercado de trabalho, porém, essa visão mudou totalmente, uma vez que o perfil dos jovens também se modificou nos últimos anos. A garantia de um emprego seguro já não é a menina-dos-olhos deles, que querem mais e acreditam que podem ser bem-sucedidos à frente de seus próprios negócios, sejam franquias, startups, entre outros.

Os jovens empreendedores ou com perfil empreendedor, geralmente, são impulsivos e ousados, pois tem coragem de apostar em boas ideias e tomar decisões arriscadas, entretanto, muitos acabam errando ao acreditar que só eles enxergaram aquela solução e não se preocupam em conhecer seus concorrentes. Muitos começam o negócio com a ajuda da família, já que não possuem recursos para manter a  empresa nos primeiros anos, e vão ter que trabalhar duro para que o sonho torne-se realidade. Entretanto, alguns jovens empreendedores não entendem a importância da força de trabalho e acabam deixando o negócio na mão de colaboradores – o que cedo ou tarde não dará certo.

Os novos jovens empreendedores também possuem mais instrução do que os empresários do passado. A maioria cursou ensino superior e sabe da importância da qualificação, mas é importante que busquem orientação adequada voltada para os negócios. Se você é jovem e pretende abrir o próprio negócio logo, esteja preparado para trabalhar muito e siga algumas dicas:

1- Faça acontecer

Não existe sorte, oportunidade ou ideia revolucionária que aconteça sem a ação. Tome a iniciativa e seja proativo. Se você estiver preparado, será mais fácil enxergar a oportunidade, ter a melhor ideia e colocá-la em prática. Isso é sorte: estar preparado para aproveitar a oportunidade e agir!

2- Esteja pronto

Se você quer abrir o próprio negócio, mas não faz ideia do que  vem pela frente, pare. Você precisa se dedicar aos estudos e ficar por dentro das novidades do seu ramo. A ideia é estar sempre um passo a frente dos desafios que virão para solucionar qualquer problema mais rapidamente.

3- Acredite na sua ideia

Quando há paixão naquilo que se faz e fala, é mais  fácil fazer os outros se apaixonarem também. Sem acreditar muito naquilo que está fazendo, será mais difícil seguir em frente. Se sua empresa não tiver propósito, provavelmente ela não deva existir. Clientes, parceiros e investidores sentem quando há verdade naquilo que você diz e na forma como você vibra ao propor alguma coisa.

4- Entenda de finanças

Você pode até ter uma boa ideia sobre finanças, mas lembre-se que isso não é suficiente para que os jovens empreendedores alcancem o sucesso. Se você quer “chegar lá”, vai precisa saber fazer conta, poupar e empreender. Reconheça as suas prioridades e trace metas reais. Se esforce para cumpri-las. Corte gastos desnecessários e saiba em que é preciso investir e quando é o melhor momento. Se você ainda não sabe fazer isso, procure ajuda de um especialista, faça um curso rápido de finanças, dedique parte do seu tempo a isso.

5- Mantenha o foco

Foco não é enxergar somente uma solução, é olhar para várias direções ao mesmo tempo e encontrar a melhor solução. Para ser competitivo e ganhar mercado você precisa acompanhar o seu negócio de perto, conhecer muito bem o seu público e nunca esquecer da concorrência. Arrisque quando for preciso, mas já tenha em mente qual direção tomar se algo der errado. Os jovens empreendedores tendem a desistir rápido quando algo não vai bem, mas é preciso saber diferenciar uma má fase de um negócio mal sucedido.