O segredo do futuro empreendedor está em manter-se motivado e ter coragem para não desistir dos seus planos neste início de ano

O ano começou e você estava todo animado com os planos de abrir o próprio negócio. Mas, o fim do mês de janeiro se aproxima e o desanimo começou a “dar as caras”?

Você não é o primeiro e nem será o último a desistir logo no começo do ano –  crise, contas e dívidas deixam qualquer um apreensivo. Mas, tenha certeza que irá se perguntar, no ano que vem, porque não deu continuidade nos seus planos. Talvez até lá você esteja ainda mais desanimado do que hoje e continue deixando o seu sonho de lado, sem coragem para enfrentar o futuro. Entretanto, é bem simples entender o seu desânimo, já que. na maioria das vezes, ele é fruto do medo e da falta de motivação. Ambos freiam a vontade de agir e deixam qualquer um estagnado.

Por isso, se você não quer desistir dos seus planos neste começo de ano, comece lembrando que o fracasso é resultado  de erros, porém não existe outra forma de acertar e ter sucesso, senão correndo riscos. O medo de fracassar não pode impedi-lo de tentar, então comece traçando metas, faça planos e busque opções de negócios para abrir o próprio negócio. Mesmo que nenhuma das ideias saia do papel neste momento, nunca pense que está apenas “perdendo tempo”.  Já se você é do grupo dos que começam, mas nunca terminam, agora é a hora de dar continuidade aos seus sonhos. Uma das razões que faz a pessoa desistir dos planos no meio do caminho é a falta de perspectiva a longo prazo.

Se você está decidido a não desistir dos seus planos, deixe de lado o medo de “não dar certo”, afinal, isso é muito relativo. Todo negócio tem altos e baixos, se você não enfrentar os “baixos”, pode não chegar aos “altos”. Trace suas metas e agarre-as com unhas e dentes, lute por elas e faça dar certo, continue tentando e, se no fim, não der certo mesmo – bola pra frente, você terá aprendido uma porção de coisas. Uma boa dica é aproveitar o começo de ano para organizar sua vida: compre uma agenda, use blocos de notas no celular e divida os documentos importantes em pastas. A sua mente precisa estar livre para pensar no novo negócio e não abarrotada de compromissos, informações e recados.

Aproveite também para escrever suas metas em algum lugar. Pode ser na própria agenda ou no computador, mas deixe-as em um local visível, em que possa se lembrar delas quando estiver desmotivado, cansado ou prestes a desistir dos seus planos. Ao invés de lamentar o tempo perdido no passado, aproveite cada segundo do seu presente para construir o futuro que você sonhou. Você irá ter dias melhores e dias piores, mas desistir dos seus planos só irá deixá-lo ainda mais chateado. Acredite que você pode chegar lá, isso não que dizer que você precisa ter um crença “cega” no sucesso, mas que o pensamento positivo é o melhor aliado do empreendedor.

Quer expandir os negócios nesse começo de ano? Saiba aqui se é uma boa hora.

Já pensou em investir em uma franquia? Conheça a Guia-se.