Conheça o livro que irá te ajudar a comprar a franquia de seus sonhos!

São mais de 260 perguntas para você escolher o seu próximo negócio e ter sucesso no franchising!

É fácil investir em uma franquia?

O sonho de empreender com uma franquia pode se tornar um pesadelo se a escolha da franqueadora e da marca for equivocada. Nesse livro você encontrará de uma maneira clara e didática informações que ajudarão você a investir no negócio em que terá maiores chances de sucesso. Você pode comprar o livro na versão impresso ou e-book.

A imparcialidade desse livro é importante para que o você tenha uma visão geral das franqueadoras que estão sob a sua análise. É claro que todas as franqueadoras tem os seus diferenciais, prós e contras e principalmente bons vendedores. É nesse exato ponto que você precisa tomar a decisão de maneira calculada para escolher a sua franquia.

  • Fácil de ler e didático para que você tome a decisão mais acertada;
  • Você entenderá o que é importante para você escolher a sua franquia;
  • Não fique perdido na hora de escolher a sua franquia.

Livro sobre Franquia

 

 

 

 

 

 

Como escolher a sua franquia?
Cultura empresarial

Como escolher uma franquia 01

CULTURA EMPRESARIAL

Começamos com Cultura Empresarial, afinal, nada mais importante que uma empresa que tem, bem definida, sua missão, visão e valores – tripé que forma o alicerce de um empreendimento. Sim, o candidato deve buscar conhecê-la e saber se ela é conhecida e compreendida pelos membros da franqueadora e pelos franqueados e se traça o DNA de uma franquia e de uma microfranquia vencedora. Mas, o mais importante, se o interessado se identifica com essa cultura empresarial.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • Você conhece a cultura empresarial da franqueadora?

  • A franqueadora possui missão?

  • Possui visão definida?

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Como escolher a sua franquia?
Qualidade de vida

QUALIDADE DE VIDA

Qualidade de vida é uma percepção de como você se enquadra dentro do seu ambiente. Ela pode mudar de pessoa para pessoa e o objetivo é que se tenha um equilíbrio entre vida familiar, profissional e pessoal. Muitas vezes a qualidade de vida não está ligada à quantidade de horas que você trabalha e sim ao sentimento de retorno em relação a essas horas trabalhadas. Da mesma maneira, a qualidade das horas que se passa com a família é mais importante do que a quantidade.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • Seus objetivos pessoais estão alinhados com a operação?

  • Sua unidade será próxima à residência?

  • Horário de trabalho condizente com seus objetivos?

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Como escolher a sua franquia?
Seu perfil

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SEU PERFIL

A análise do seu perfil deve ser feita, primeiramente, por você mesmo. Para isso, basta observar o que você gosta, o que não gosta e o que imagina de atuação para você. Observe quais são suas principais qualidades profissionais e se elas são valorizadas dentro do negócio que você pesquisa.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • Você gosta de agir com padronização e trabalhar em equipe?

  • Você se enxerga na missão da franqueadora?

  • Você se enxerga na visão da franqueadora?

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Como escolher a sua franquia?
Lei do franchising

LEI DO FRANCHISING

Promulgada em 15 de dezembro de 1994 e também conhecida como “Lei Magalhães Teixeira”, a Lei de Franquias brasileira é um importante diploma legal, que todos os interessados em empreender devem conhecer profundamente. Pensando nisso, fizemos uma análise detalhada da lei por inteiro, comentando os principais artigos.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • A franqueadora respeita a Lei do Franchising?

  • Possui Circular de Oferta?

  • A Circular de Oferta está conforme a lei?

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Como escolher a sua franquia?
Circular de oferta

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CIRCULAR DE OFERTA

Como abordado no capítulo referente à Lei de Franchising (veja artigo 3o), a Circular de Oferta é o principal documento do franchising e, por isso, o futuro franqueado deve ler minuciosamente esse documento, para se inteirar sobre a franquia que pretende adquirir. Saiba quais são os pontos que devem ser analisados.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • A Circular de Oferta é entregue 10 dias antes da assinatura do contrato?

  • Possui histórico do negócio?

  • Possui lista de franqueados e ex-franqueados?

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Como escolher a sua franquia?
Identificação com a marca

IDENTIFICAÇÃO COM A MARCA

A marca é muito mais que um simples símbolo bem desenhado. Ela carrega, por trás de si, uma cultura com a qual o franqueado deve estar plenamente familiarizado. Com base nisso, é de suma importância que a identIficação seja muito forte.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • Você se identifica com a marca?

  • Qual é a reputação da marca?

  • Já foi cliente? Se sim, gostou?

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Como escolher a sua franquia?
Operação própria

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OPERAÇÃO PRÓPRIA

Ter uma operação própria significa ter trabalhado efetivamente à frente do negócio, através de uma unidade. Ou seja, o franqueador passará conhecimentos práticos vivenciados por ele antes de iniciar a expansão através do franchising.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • A marca tem uma unidade própria ou já operou uma?

  • A franqueadora possui uma experiência considerável?

  • A marca era bem-sucedida antes do franchising?

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Plano de negócios

PLANO DE NEGÓCIOS

O Plano de Negócio é um documento que mostra as diretrizes da franquia, como análise de custos, previsão de receitas, pesquisas de mercado e análise de concorrentes. Ele dará a você uma visão geral e ampla do negócio. Algumas franquias costumam entregar um modelo pronto, mas que deve ser trabalhado pelo franqueado.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • A franqueadora permite que você faça um Plano de Negócio?

  • Tem estudo de mercado?

  • O Plano de Negócio é disponibilizado antes de assinar o contrato?

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Como escolher a sua franquia?
Custos e lucratividade

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CUSTOS E LUCRATIVIDADE

A princípio, todo negócio tem como objetivo a lucratividade. Para que isso de fato aconteça, é necessário ter uma ideia real dos custos dos produtos ou serviços, das despesas fixas e variáveis e também da lucratividade média. Sem essas informações, abrir um negócio é dar um tiro no escuro.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • Você conhece realmente os custos da operação?

  • Custos fixos estão detalhados?

  • Custos variáveis estão detalhados?

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Conversa com franqueados

CONVERSA COM FRANQUEADOS

A lista de franqueados deve ser informada na Circular de Oferta e é praticamente um dever entrar em contato com essas pessoas para obter informações cruciais para a sua decisão. Se você não tem ideia do que deve perguntar, neste capítulo você entenderá como deve ser esse contato.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • Você tem acesso a toda lista de franqueados ativos e desligados?

  • Conversou com os franqueados bem-sucedidos?

  • Conversou com os franqueados que não tiveram sucesso?

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Como escolher a sua franquia?
Capital de giro

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CAPITAL DE GIRO

Capital de Giro (CG) é o montante de dinheiro que você precisa ter para se resguardar em um negócio até que ele comece a dar lucro. A maioria dos pequenos negócios fecha por falta de Capital de Giro. Portanto, que atento a esse item e saiba neste capítulo como se preparar melhor financeiramente.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • Você tem o Capital de Giro necessário para os primeiros meses de negócio?

  • Você possui Capital de Giro condizente com o solicitado?

  • Acha que os custos fixos e a solicitação de CG estão condizentes?

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Infraestrutura

INFRAESTRUTURA

Infraestrutura é toda a base que sustenta a operação da franqueadora, desde os recursos tecnológicos e instalações, até os colaboradores. Sem esses recursos, a empresa não conseguirá prestar um bom serviço. Compreenda nesse capítulo como analisar se a infraestrutura da rede é satisfatória para a boa operação da sua unidade.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • Qual é a infraestrutura da franqueadora?

  • A infraestrutura de atendimento aos franqueados é boa?

  • A infraestrutura de fornecimento aos franqueados é boa?

Quer escolher a melhor franquia para você? Compre o livro ou o e-book Checklist Minha Franquia

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Como escolher a sua franquia?
Segmento

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SEGMENTO

Segmento é o ramo de atividade em que você pretende atuar. Inicialmente esta não é uma escolha fácil, mas ca mais simples a partir do momento em que você começa a conhecer melhor os segmentos previamente escolhidos antes de tomar a decisão. A escolha correta do segmento poderá fazer toda a diferença, por isso, que atento às perguntas desse capítulo.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • O segmento está em crescimento?

  • Quais são as perspectivas para os próximos 5 anos?

  • Está em crescimento na sua região?

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Crescimento profissional

CRESCIMENTO PROFISSIONAL

Crescimento profissional é algo a que todo ser humano aspira ou pelo menos deveria aspirar. Significa que a pessoa tem a possibilidade de aumentar o conhecimento sobre o negócio. Também deve ser levado em consideração o retorno financeiro baseado nesse aumento de conhecimento.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • Existe possibilidade de crescimento para você dentro da rede?

  • Existem perspectivas de crescimento da sua unidade?

  • Pode adquirir outras unidades?

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Inovação

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INOVAÇÃO

Tenha como base que inovação é a melhoria contínua em todos os aspectos do negócio, como produtos e serviços, gestão e vendas, entre outros. A capacidade de inovação pode definir se uma empresa sobreviverá ou não no mercado. Saiba como analisar previamente se a empresa tem essa capacidade de inovar.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • Qual é a capacidade real de inovação da franqueadora?

  • Tem a capacidade de inovação?

  • As ideias dos franqueados são aceitas e implementadas?

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Intranet

INTRANET

Intranet é uma ferramenta de comunicação on-line, em que o franqueado poderá ter acesso às informações atualizadas e essenciais para a condução do negócio. É uma espécie de rede, acessada ape- nas por quem faz parte da franquia.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • Tem intranet?

  • Quais são os recursos mínimos que a intranet precisa ter?

  • Além da intranet, existem outras ferramentas de comunicação?

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Fornecedores e logística

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FORNECEDORES E LOGÍSTICA

Fornecedores são todos aqueles que fornecem os insumos necessários para que o negócio tenha viabilidade. São raros os negócios que não dependem dos fornecedores, por isso, a importância desse capítulo no contexto da escolha de uma marca. Já a logística é a forma como esses insumos chegarão até você.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • Qual é a estratégia de fornecimento da franqueadora?

  • Caso tenha fornecedores externos, eles são bons?

  • Existe mais do que um fornecedor homologado para o mesmo produto?

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Treinamento

TREINAMENTO

O treinamento deve ser uma das principais estratégias de um negócio. É o momento em que o franqueado terá acesso a todas as informações da franqueadora, podendo entender a cultura e a forma de gestão e operação do negócio.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • Como você será treinado?

  • Como é o treinamento inicial?

  • Qual é a quantidade de informação disponibilizada?

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Marketing e propaganda

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MARKETING E PROPAGANDA

Segundo Philip Kotler, “pai” do marketing moderno e considerado por grandes publicações o maior especialista de práticas de markerting do mundo, “Marketing é tudo e tudo é marketing”. Portanto, o marketing abrange todos os aspectos da empresa, desde como o Departamento Financeiro age até o atendimento ao consumidor. O marketing significa como as outras pessoas verão a empresa. Por isso, essa impressão deve chegar de maneira adequada. Já a propaganda são as ações voltadas para venda de produtos e serviços.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • Como funciona o marketing da rede?

  • Como funciona a propaganda da rede?

  • Possui Fundo Nacional de Propaganda?

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Selo de excelência

SELO DE EXCELÊNCIA

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) pesquisa anualmente a performance das redes de franquias associadas perante os seus respectivos franqueados. Através dessa pesquisa, ela chancela as redes que atingiram níveis satisfatórios na avaliação. A pesquisa é transparente e profissional, pois visa demonstrar de maneira clara e objetiva como está a performance da franqueadora na visão dos franqueados. Realizado há 25 anos, é o maior prêmio do franchising brasileiro.

Veja algumas perguntas que você precisa responder:

  • A franqueadora tem o Selo de Excelência em Franchising da ABF?

  • Participou do Selo todos os anos?

  • Tem foco de melhorias baseadas no Selo?

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Selo de excelencia franquia